fevereiro 19 2019 0comment

Violino combina com Rock n’ Roll?

Quando falamos em violino, o mais comum é logo pensar em música clássica. Mas o violino é um instrumento super versátil, e já faz tempo que violinistas estão provando que esse universo é muito mais amplo do que parece.  A relação do violino com o rock não é recente. Há um tempo que o instrumento já vem sendo utilizado em músicas desse gênero, inclusive em canções icônicas, que não seriam as mesmas se não tivessem os violinos.


Músicas de rock que não seriam as mesmas sem violino

Talvez você nunca tenha dado muito atenção aos violinos numa música de rock, mas eles estão presentes em diversos hits do gênero. E esses hits não seriam os mesmos sem eles. Listamos aqui 3 exemplos:

“Eleanor Rigby” – The Beatles

 



“Hurricane” – Bob Dylan

“Bitter Sweet Symphony” – The Verve

 


Versões para violino de clássicos do Rock

Além do violino fazer parte de muitas músicas de rock, também existe muitos violinistas que fazem versões de clássicos do rock no violino. Na internet é possível achar milhares de vídeos com esses covers e tem alguns que são muito surpreendentes. Se liga nessa versão de “Thunderstruck” do  AC/DC:


Violinistas “rock stars”

Se você achava que o único lugar pra um violinista tocar é a sala de concerto, está muito enganado. Hoje em dia existem muitos violinistas que são verdadeiros “rock stars”, e fazem mega shows em estádios lotados. É o caso, por exemplo, de Lindsey Stirling, super conhecida na internet por suas versões para violino de músicas pop e rock. Ela faz turnês por todo o mundo e até já tocou no festival Lollapalooza.

Outro “rock star” do instrumento é David Garrett, que possui o apelido “Beckham do violino”, pelo seu cuidado com o visual e pose para tocar. Olha ele tocando Nirvana em um de seus shows:




Violino elétrico x violino acústico


Não podemos falar de rock no violino sem falar sobre a versão elétrica do instrumento. É claro que você pode utilizar o violino tradicional (acústico) para tocar qualquer estilo musical, inclusive o Rock, mas o violino elétrico veio para ajudar os violinistas que tocam em grandes shows. Ele nada mais é do que um instrumento equipado com captadores de som, feito para ser utilizado ligado em caixas ou mesas de som. Exatamente como uma guitarra elétrica.
O mais legal é que, assim como na guitarra, o violino elétrico também pode ser usado com efeitos, distorções, entre outras coisas que deixam esse tipo de violino ainda mais rock n’ roll.
O violino acústico possui uma caixa acústica, que é o espaço por onde o som vibra e é amplificado. Por isso que a estrutura do seu corpo é oca. Já o violino elétrico não precisa ter essa estrutura, pois o som é amplificado eletronicamente. Por isso, seu corpo é sólido ou às vezes é apenas uma armação que dá forma ao instrumento, e fica muito estiloso!!!

 

 

Confira aqui um exemplo de violino elétrico utilizando efeitos e distorções (e repara que legal é o violino de caveira dele):


E aí, curtiu? Na sua opinião violino e rock combinam afinal?
Claro que além da música clássica e do rock, o violino é também utilizado em muitos gêneros como folk, blues, jazz e até música eletrônica.
Quer aprender a tocar esse instrumento extremamente versátil? Então vem fazer aula de violino na Artlivre! Escolha a unidade mais próxima de você e entre em contato para agendar uma aula gratuita:

Unidade 1 – Chácara Santo Antônio: (11) 99183-1832
Unidade 2 – Alto da Boa Vista: (11) 97606-4152
Unidade 3 – Jd Marajoara: (11) 99274-3761