abril 05 2019 0comment

TOP 10 | Os maiores festivais de música do mundo

Neste final de semana, São Paulo recebe mais uma edição do festival Lollapalooza, centenas de milhares de pessoas irão comparecer ao autódromo de interlagos, durante os 3 dias de evento, para acompanhar os shows e curtir as atrações. O Lollapalooza chega a sua 8ª edição consecutiva e o seu sucesso de público mostra que o pessoal da cidade gosta de curtir um bom festival de música. Aproveitando esse momento, o blog da Artlivre resolveu listar alguns dos principais festivais de música do mundo que continuam em atividade em 2019.



Glastonbury (Inglaterra)

 

 

Não é de hoje que os festivais de música movimentam multidões. Isso já ocorre desde o final da década de 60 quando surgiram, com eventos icônicos como o Woodstock. E por isso, o primeiro festival dessa lista, é um dos mais antigos ainda em atividade hoje em dia, o Glastonbury, que acontece anualmente na Inglaterra, desde 1970. O evento é conhecido como o maior festival a céu aberto do mundo, e o mais curioso é que acontece em Pilton, uma vila na Inglaterra que tem menos de 1000 habitantes. Além da programação repleta de shows com grandes e renomados artistas no seu famoso palco Pyramid Stage, o festival também conta com apresentações de dança, teatro, circo e humor.

Summerfest (Estados Unidos)

 

 

Falando em festivais de grandes proporções que tal falarmos sobre o festival que entrou para o livro dos recordes como o “o maior festival do mundo” ? O Summerfest, que ocorre Milwaukee nos Estados Unidos, tem nada mais nada menos do que 11 dias de duração, com 11 palcos e com mais de 800 shows!!! O evento atrai entre 800.000 à 900.000 mil pessoas por ano!!

 

Coachella Fest (Estados Unidos)

 

 

Continuando em terras norte-americanas, vamos ao deserto da Califórnia, onde ocorre um dos festivais mais famosos da atualidade, o Coachella Fest, que reúne mais de 200 mil pessoas anualmente. Um dos principais festivais de rock alternativo, indie e pop, o Coachella ocorre desde 1999 e na edição deste ano contará com a apresentação de Tame Impala, Ariana Grande e Childish Gambino.



Tomorrowland (Bélgica)


Se o Coachella é famoso entre os fãs de música indie e pop, o Tomorrowland é extremamente famoso pra quem curte música eletrônica. O festival nasceu na pequena cidade de Boom (menos de 20 mil habitantes) na Bélgica, em 2005. Desde então o evento foi tomando proporções maiores a cada ano e em 2015 chegou até a ter uma edição feita aqui no Brasil, na cidade de Itu, onde tocaram 187 DJs e compareceram 180 mil pessoas. Em 2016 aconteceu a segunda edição que contabilizou um público de 715 mil pessoas nos 3 dias de festival. Porém a versão brasileira do festival foi cancelada após 2016 e atualmente ocorre apenas na Bélgica e na França.

 

Rock In Rio (Brasil)

 

E falando em festival que acontece no Brasil, não podemos deixar de falar do maior festival de música do mundo, que nasceu aqui, no Rio de Janeiro. Em 1985, entre os dias 11 e 20 de janeiro, aconteceu a primeira edição do  Rock in Rio, com um público total de 1 milhão e 380 mil pessoas. O enorme número de espectadores se deve ao fato de que, naquela época, era muito raro artistas internacionais virem se apresentar no Brasil, e este festival reuniu grande parte dos maiores nomes da música na época. Tocaram nada menos do que Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Rod Stewart, AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne, Yes e muitos outros.
Apesar de ser brasileiro, a maior quantidade de edições do festival foram fora do país. Ao todo o Rock In Rio teve 18 edições, sendo 7 no Brasil, 8 em Portugal, 3 na Espanha e 1 nos Estados Unidos. Em 2019, teremos o festival no Rio nos dias 27,28,29 de setembro e 03, 04, 05, 06 de outubro. Entre os artistas confirmados tempos, Foo Fighters, Bon Jovi, Red Hot Chilli Pepers, Iron Maiden, Megadeth, Scorpions, P!nk, Black Eyed Peas, Muse e muito mais.

 

 

Burning Man (Estados Unidos)

 

 

Em 1986, dois amigos queimaram uma estátua de um homem de madeira com 2 metros e meio de altura em uma praia na Califórnia. Mal sabiam eles que isso daria início a um festival que está em atividade até hoje e é considerado um dos mais diferentes do mundo. O Burning Man ocorre todo ano, no meio do Black Rock Desert, um deserto no estado de Nevada e não é apenas um festival de música, ele é uma tentativa de criar por alguns dias uma sociedade colaborativa e criativa. O evento costuma atrair mais de 50 mil pessoas, e não mais que isso por que as vagas são limitadas.

 

Fuji Rock Festival (Japão)

 

Quando falamos de lugares lindos e inusitados para fazer um festival de música, o Fuji Rock Festival ganha de qualquer um! O festival japonês tem como “plano de fundo” simplesmente o monte Fuji e ocorre no meio de um resort de ski!!! Fora a paisagem maravilhosa, o festival conta com apresentações de grandes nomes do Rock e do Pop mundial, já tendo se apresentado em seus palcos nomes como Bob Dylan, Jack Johnson, Queens of The Stone Age, Bjork, Red Hot Chilli Peppers, entre outros.

 

Montreux Jazz Festival (Suiça)

 

Este festival também ocorre em uma belíssima paisagem, a beira do Lago Léman, na Suiça, mas o verdadeiro destaque do Montreux Jazz Festival é a sua tradição e renome. Este é o festival mais antigo e duradouro desta lista, sendo feito regularmente todo os anos desde 1967.
Em suas edições já se apresentaram nomes como Miles Davis, B.B. King, Nina Simone, Bob Dylan, Ella Fitzgerald, Bill Evans, e muitas outras lendas do Jazz. Grandes artistas brasileiros também não ficaram de fora e marcaram história no festival, como Elis Regina, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e muitos mais. Uma das apresentações mais icônicas de um brasileiro em Montreux, foi em 1979, quando se apresentou o compositor multi-instrumentista, Hermeto Pascoal. A apresentação inclusive virou um álbum do artista. O mesmo aconteceu com Elis Regina, no mesmo ano, quando sua apresentação em Montreux também rendeu um álbum incrível.

 


New Orleans Jazz and Heritage Festival (Estados Unidos)

 

 

Outro tradicional festival de Jazz extremamente conceituado, é o New Orleans Jazz and Heritage Festival. Uma cidade com a tradição musical como a de New Orleans, não poderia deixar de ter um belo festival de música, não é mesmo? Desde 1970, New Orleans celebra o Jazz organizando esse grande festival, que surpreende pelo número de palco e atrações. Este ano, por exemplo, serão 12 palcos (incluindo um com programação para crianças), por onde passarão mais de 400 artistas, durante 8 dias de evento.

 

Lollapalooza (Estados Unidos)

 

 

Este artigo começou por conta deste festival, então não podemos deixar de falar dele. Hoje em dia, o Lollapalooza desponta como um dos principais festivais de música em atividade no mundo. Original de Chicago nos Estados Unidos e criado pelo vocalista da banda Jane’s Addiction, Perry Farrell, o Lollapalooza impressiona principalmente pela sua abrangência global, contando com edições nos EUA, Brasil, Chile, Argentina e França. Para montar o line-up, os organizadores estão sempre de olho no que está despontando nas novas cenas do Rock, Rap, Pop, Eletrônico, entre outros gêneros.