Whatsapp: (11) 99183-1832

Você já deve imaginar que tocar bateria gasta muita energia. Afinal, quem nunca viu aquela imagem de um baterista suando no palco, fazendo um super esforço, não é mesmo? Mas vocês já imaginaram que um baterista gasta a mesma energia que um jogador de futebol e queimam até 600 calorias em 1 hora? Pois foi o que apontou uma pesquisa feita por cientistas britânicos.

Pesquisadores da Universidade de Chechester, realizaram um experiência com o baterista da banda Blondie, Clem Burke. Eles instalaram no baterista equipamentos para medir os seus batimentos cardíacos, o nível de ácido láctico no sangue, o consumo de oxigênio, entre outras coisas. Durante 8 anos, esses dados foram coletados e analisados.

Os resultados mostraram que, ao tocar 90 minutos seguidos, os batimentos cardíacos do baterista chegam até 190 batidas por minuto, praticamente o mesmo nível de jogadores de futebol profissionais. Em um show, o baterista queima entre 400 a 600 calorias por hora.

 

Clem Burke, baterista da banda Blondie, “cobaia” do experimento

 

Além do esforço físico ser quase o mesmo de um jogador de futebol em uma partida, um baterista profissional pode tocar quase todos os dias (em uma turnê por exemplo), sendo que os jogadores participam de uma a duas partidas por semana. Ou seja, um baterista profissional tem que estar muito em forma, com um excelente preparo físico.

 

Kim Schifino, baterista da banda Matt & Kim

 

E se você estava querendo fazer uma atividade física e também uma aula de música, que tal juntar as duas coisas? As aulas de bateria, além de ser um treino para o corpo, também é um treino para a mente, pois desenvolve suas noções rítmicas, sua coordenação motora, entre outras habilidades.

–> 10 motivos para começar a estudar música agora mesmo

Gostou? Então venha fazer aulas de bateria aqui na Artlivre! Escolha a unidade mais próxima a você e agende uma aula experimental gratuita:

Unidade 1 – Chácara Santo Antônio: (11) 99183-1832
Unidade 2 – Alto da Boa Vista: (11) 97606-4152
Unidade 3 – Jd Marajoara: (11) 99274-3761

Fonte: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,tocar-bateria-gasta-mesma-energia-que-jogar-futebol-diz-estudo,209962