julho 23 2019 0comment

Ouvido absoluto: será que você tem?

Você provavelmente já ouviu falar sobre ouvidos absolutos. Muitos mitos circulam ao redor desse fenômeno raro que acontece em algumas pessoas, mas nem todos essas crenças são verdadeiras. Neste texto vamos explicar o que é o ouvido absoluto, como identificar se você tem ou não e também listar algumas personalidades famosas que possuem esse ouvido. Vamos lá! 

 

O que é o ouvido absoluto?

Explicando de uma forma simples, o ouvido absoluto é quando uma pessoa consegue identificar a altura de um som e consequentemente saber qual é a nota que está sendo tocada.
Existem diferentes níveis de ouvido absoluto. Alguns conseguem identificar apenas uma nota por vez, outros conseguem identificar todas as notas que são tocadas em um acorde. Tem alguns que consegue apenas identificar a nota quando está sendo tocada e outros que conseguem identificar e reproduzi-las. 

O mais interessante é que os sons identificados pelos dotados de ouvido absoluto não precisam ser sons emitidos por instrumentos musicais. Sons da cidade, da natureza, barulhos de máquinas, os cantos dos pássaros, as buzinas de carros, os ruídos de portas, tudo pode ser representado por uma nota musical e é o que percebem as pessoas com ouvido absoluto. 

 

É preciso ter ouvido absoluto para ser um músico brilhante?

De jeito nenhum! Grandes nomes da música não nasceram com essa habilidade, porém desenvolveram um incrível ouvido relativo.

Ouvido relativo x ouvido absoluto

O ouvido absoluto é uma característica que nasce com a pessoa e não pode ser desenvolvida (pelo menos ao que se sabe). Já o ouvido relativo é algo que os músicos podem aprimorar a cada dia. Quanto mais se toca, escuta música, estuda percepção musical e a teoria, mais o seu ouvido fica aguçado.
Por isso, não é preciso ter o ouvido para ser um bom músico. 

Apenas uma em cada 10 mil pessoas possui o ouvido absoluto, enquanto as outras 9.999 possuem o ouvido relativo.
Apesar do nome ser “ouvido absoluto”, este fenômeno não acontece na audição e sim na nossa mente, na cognição. É uma maior capacidade de perceber os sons no lado esquerdo do cérebro, onde eles são processados. Os neurocientistas não sabem ao certo de onde vem essa habilidade. Há quem acredite que é genético, outros que é desenvolvida ao longo da vida.

 


 

Como saber se tenho ouvido absoluto?

Para saber isso é muito simples, basta fazer alguns pequenos testes. Se você já conhece o nome das notas e seus sons, peça para algum amigo ou professor tocar uma nota em qualquer instrumento. Não olhe para quem está tocando. Depois tente falar o nome da nota que foi tocada e cantá-la. Repita isso mais vezes. Se você acertou quase todas as notas, você provavelmente tem ouvido absoluto.
Caso você não saiba o nome das notas nem seus sons, fica um pouco mais complicado identificar se possui ou não essa habilidade. Uma ideia é pegar um instrumento musical e tentar instintivamente encontrar as notas que alguém esteja tocando. Se você fizer isso com facilidade, invista no seu potencial musical. É capaz que você seja uma entre 10.000 pessoas.

Como treinar meu ouvido? 

Não tem segredo. Para ter um ouvido bom é necessário estudar muito a música. Tanto o seu instrumento, como a teoria musical e também escutar música de maneira ativa, ou seja, prestando atenção no que está ouvindo. Por isso conte sempre com a ajuda de um bom professor, que vai te guiar nesse processo de desenvolvimento musical. 

Personalidades com ouvido absoluto

Jimi Hendrix

Reza a lenda que Hendrix, quando começou a aprender guitarra, não tinha dinheiro para comprar um diapasão (espécie de afinador que te dá a nota Lá). Sem conseguir comprar um, Jimi tocou as cordas de um violão na loja e ao voltar para casa afinou a sua guitarra perfeitamente, apenas com a memória dos sons das cordas do violão, que ouviu antes. No começo da carreira, aprendia todo o repertório de uma banda nova ouvindo as músicas uma única vez. Isso que é gênio!

 

João Gilberto

Além da sua obra fora de série, João Gilberto também foi conhecido pelo seu mau humor característico. Uma parte disto vem do fato dele ter um ouvido absoluto super sensível. Barulhos da cidade, instrumentos desafinados, caixas de som desreguladas e até cochichos na platéia era o suficiente para irritar o cantor.

 

Hermeto Pascoal

Uma criança prodígio, o grande compositor brasileiro Hermeto Pascoal é capaz de transformar tudo em música. Um mergulho na lagoa, uma consulta no dentista, e até mastigar um chiclete, são sons que ele aproveita para criar música.  Quando era criança, já transformava panelas, bacias com água e penicos em instrumentos afinadíssimos.
Confira aqui uma consulta sua no dentista em que ele transforma o som dos aparelhos dentários em música como “Trem das Onze”… Simplesmente surreal!

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Quando o assunto é prodígio, não dá para não falar desse cara aqui. Wolfgang Amadeus Mozart já compunha suas primeiras músicas aos 5 anos de idade. Aos 7 já havia composto uma sinfonia e aos 12 uma ópera!!!  Ele tinha ouvido absoluto e reza a lenda que uma vez, ao passar perto de alguns porcos, Mozart conseguiu distinguir a nota dos grunhidos deles: “Sol sustenido!!”

 

Outros:

 

 

 

  • Miles Davis
  • Ray Charles
  • Nat King Cole
  • Ella Fitzgerald 
  • Frank Sinatra
  • Frédéric Chopin 
  • Julie Andrews
  • Celine Dion
  • Michael Jackson
  • Ritchie Blackmore
  • Freddie Mercury
  • Oscar Peterson
  • Heitor Villa-Lobos

 

 

Leia mais sobre o assunto:
https://super.abril.com.br/ciencia/um-dom-de-genio/
https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/148013-como-saber-ouvido-absoluto-relativo.html