abril 17 2019 0comment

Super pulmão: músicos que tocam instrumentos de sopro tem maior capacidade respiratória, diz estudo

Não são apenas os nadadores, surfistas e atletas que precisam ter muito fôlego para praticar suas atividades. Um músico que toca um instrumento de sopro (como o saxofone, trompete, flauta, tuba, entre outros), também necessita de uma grande capacidade pulmonar.

 

O nome “instrumento de sopro” já indica que, para produzir o som é preciso movimentar a coluna de ar de dentro do instrumento, por meio da expiração do músico, ou seja, o sopro. Para isso é fundamental o instrumentista ter habilidade técnica de controle da respiração e da pressão do ar, além de uma efetiva força muscular respiratória.

 

Por conta dessa demanda, quem toca um instrumento de sopro acaba desenvolvendo essa musculatura, aumentando a capacidade respiratória e melhorando sua função pulmonar. Isso é o que comprova um estudo realizado por mestres da Universidade São Camilo, que avaliou a função pulmonar de 77 músicos da Escola Municipal de Música de São Paulo, sendo 51 instrumentistas de sopro e os outros 26 músicos que tocam outros instrumentos.


O objetivo do estudo foi comparar os resultados entre o grupo de estudos, formado por músicos que tocam clarinete, fagote, trompete, saxofone, flauta e tuba e o grupo de apoio, formado por músicos que tocam outros instrumentos que não são de sopros.  Foram feitos testes medindo a capacidade pulmonar, a força expiratória e inspiratória de todos os membros dos dois grupos. Concluiu-se que a maioria dos músicos de instrumentos de sopro (principalmente a tuba) apresentou melhor função pulmonar e maior força na musculatura respiratória comparados com músicos de outras modalidades.

 

Veja os resultados

Capacidade pulmonar:

Potência de expiração:

Clique aqui para ler o estudo completo.

Resumindo, músicos que tocam instrumentos de sopro tem mais fôlego e conseguem expirar de forma mais potente do que os outros. Ou seja, se encontrar alguma pessoa que toque tuba, não vá querer competir com ele para ver quem aguenta mais tempo sem respirar, porque provavelmente ela vai ganhar…

E aí, quer desenvolver melhorar a sua respiração e ainda fazer isso de forma prazerosa, fazendo música? Aqui na Artlivre temos aulas de diversos instrumentos de sopro. Escolha algum que te agrade e venha fazer uma aula experimental gratuita! Confira nossos cursos de instrumentos de instrumentos de sopro neste link.

Para mais informações entre em contato com uma de nossas unidades:

Chácara Sto. Antonio : (11) 5182-7701

Alto da Boa Vista : (11) 2619-2021

Jardim Marajoara : (11) 4323-4647