setembro 14 2018 0comment

5 motivos para começar a cantar hoje mesmo

Cantar é muito legal e todo mundo sabe disso. Mas será que vocês sabem que além de ser muito bacana, o canto melhora a sua saúde mental e física? O que tanto os cantores profissionais, quanto os de chuveiro já desconfiavam foi comprovado por diversas pesquisas científicas: cantar faz muito bem!


Entre estes incríveis benefícios cientificamente comprovados, estão a redução de sintomas da depressão e ansiedade, diminuição da pressão arterial, melhora cognitiva e até fortalecimento do sistema imunológico, acredita?

 

Então vamos listar aqui 5 motivos para você começar a cantar hoje mesmo:

 

1) Aprender a respirar corretamente

O ar é a matéria prima para o canto. Sendo assim, um cantor tem que saber muito bem como respirar, para que não fique ofegante enquanto canta. E a parte difícil é que nós não estamos acostumados a respirar corretamente, porque no dia-a-dia não utilizamos todo o espaço interno que temos para estocar o ar. E nessa hora que entra a instrução de um bom professor de canto, para te ensinar a melhor maneira de respirar para cantar.

2) Ajuda a melhorar a postura

 

Alguma vez você já viu um bom cantor cantando encolhido, com a coluna curvada, acanhado? Provavelmente a resposta é não. Isso acontece porque sem uma boa postura é impossível soltar a voz com potência e precisão. Por isso, ao estudar canto, ao longo do tempo, você vai acabar desenvolvendo uma boa postura, além de fortalecer os músculos do abdómen e da face.


3) Relaxa e alivia a ansiedade

Isso nem precisou ser cientificamente comprovado, porque todo mundo que canta já sentiu na pele. Não é verdade que depois daquela cantoria no chuveiro você fica mais leve e relaxado? Ou quando você tem que fazer uma tarefa chata, tipo lavar a louça, se você fizer ao mesmo tempo que canta, não fica menos chato? Pois é, isso se deve ao fato de que soltar a voz libera o hormônio do bem-estar.

4) Solta as emoções presas

Não é à toa que a cantora Adele fez um álbum inteiro para superar o término de um relacionamento. A música é uma ótima forma de se expressar e liberar emoções presas. Com o canto não é diferente. Cantar e interpretar uma música com a qual você se identifica, que faz sentido para você num momento específico da sua vida, é uma excelente forma de lidar com algo mal resolvido. Cantar é falar sobre algo, é contar uma história, é utilizar a sua vivência e os seus sentimentos e transformá-los em música. E acreditem, é uma das melhores terapias que existem!
O cantor Martinho Da Villa já avisou: “Canta canta minha gente, deixa a tristeza pra lá, canta forte, canta alto que a vida vai melhorar…”


5) Diminui a timidez e turbina a autoestima

Não tem quem não goste de receber uma bela salva de palmas em reconhecimento por algo que apresentou muito bem. Subir no palco e soltar a sua voz é um momento muito especial para todos que gostam de cantar. Para os mais desinibidos é mais fácil, mas para os mais tímidos é uma ótima maneira de superar esse obstáculo. Existem cantores super famosos que já estão na profissão há décadas, como por exemplo o Chico Buarque e o Milton Nascimento, que são super tímidos mas que aprenderam a lidar com isso e fazer uma quantidade imensa de shows ao longo da vida. Ou seja, cantar não é só para os desinibidos, pode ter certeza disso!


Depois de todas essas informações, a famoso ditado  “quem canta seus males espanta”, faz muito mais sentido, não é mesmo? Como já disse Milton Nascimento na música “Travessia”, quem “solta a voz nas estradas” não quer mais parar.

E você, não quer aprender a cantar aqui na Artlivre? Nós vamos amar ter você como aluno e te escutar soltando a voz! Escolha a unidade mais perto de você e entre em contato com a gente pelo WhatsApp, é só clicar no link.

UNIDADE 1 – CHÁCARA SANTO ANTÔNIO: bit.ly/ArtLivreUnidade1
UNIDADE 2 – ALTO DA BOA VISTA: bit.ly/ArtlivreUnidade2
UNIDADE 3 – JD. MARAJOARA: bit.ly/ArtlivreUnidade3