fevereiro 25 2019 0comment

5 filmes sobre música que já ganharam o Oscar

O Oscar 2019 foi muito musical. Dos 8 filmes indicados ao prêmio de melhor filme do ano, 3 tinham a música relacionada ao seu tema: “Nasce uma estrela”, estrelado por Lady Gaga, “Green Book: O Guia”, baseado na história de vida do pianista afro-americano, Don Shirley e “Bohemian Rhapsody”, biografia da banda Queen.
Então, aproveitando esse clima, resolvemos listar outros 5 filmes sobre música que já foram premiados em outras edições do Oscar. Confira, é só filmão!

 

 

Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)

O filme conta a história do personagem Andrew Neiman, um jovem músico norte-americano, está em busca de se tornar o melhor baterista de jazz de sua geração. Porém o que começou como determinação passa a ser uma obsessão e, nas mãos do extremamente exigente professor Terence Fletcher, Neiman começa a ultrapassar os limites do que seria uma relação saudável com a música, colocando em risco sua saúde física e mental.
Muito bem recebido pela crítica, o filme recebeu 3 estatuetas no Oscar, incluindo a de melhor ator coadjuvante para J.K. Simmons que interpreta o professor Fletcher.

 

Prêmios no Oscar 2015:
Vencedor: “Melhor Mixagem de Som”, “Melhor Ator Coadjuvante” (J.K. Siommons) e “Melhor Montagem”. Indicado: “Melhor Filme” e “Melhor Roteiro Adaptado”.


Coração Louco (2009)

Este filme conta a história de Bad Blake, um cantor de música country decadente, que vive de shows baratos. Porém, quando ele conhece e se apaixona por uma jornalista nova, decide mudar de vida. A atuação brilhante de Jeff Bridges no papel de Blake, rendeu a ele o Oscar de melhor ator. Vale a pena assistir!

Prêmios no Oscar 2010:
Vencedor: “Melhor Ator” (Jeff Bridges)
Indicado: “Melhor Atriz Coadjuvante” (Maggie Gyllenhaal), “Melhor Canção Original”

 


Amadeus (1984)

 

Inspirado na vida dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, o filme narra a relação entre esses dois personagens e a admiração, mas ao mesmo tempo inveja, que Salieri sentia por Mozart. Com atuações, figurino, maquiagem e direção espetaculares, “Amadeus” foi indicado à 11 Oscars e venceu 8, incluindo o de melhor filme. Atualmente o filme é considerado um clássico do cinema mundial, e é imperdível para quem ama música e cinema.

 


Prêmios no Oscar 1985:
Vencedor: “Melhor Filme”, “Melhor Ator” (F. Murray Abraham), “Melhor Diretor” (Milos Forman), “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Mixagem de Som”, “Melhor Figurino”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Maquiagem”.

Indicado: “Melhor Ator” (Tom Hulce), “Melhor Fotografia” e “Melhor Montagem”

O Pianista (2002)

Esse filme se passa na Polônia, durante a 2ª Guerra Mundial, e conta a história de um pianista judeu, Wladyslaw Szpliman, que vivia a sua vida de músico, interpretando peças clássicas em salas de concerto e rádios, até quando começa a guerra e a perseguição aos judeus. “O Pianista” é um prato cheio para quem gosta de história e é claro, música.


Prêmios no Oscar 2003:
Vencedor: “Melhor Ator” (Adrien Brody), “Melhor Diretor” (Roman Polanski), “Melhor Roteiro Adaptado”.
Indicado: “Melhor Filme”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Montagem”

La La Land: Cantando Estações (2016)

O filme mais recente desta lista, “La La Land” é um musical que tem como enredo a relação entre o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) e a atriz Mia (Emma Stone). Trazendo de volta ao público o gênero musical, “La La Land” apresentou canções memoráveis que vão ficar nas nossas cabeças por um bom tempo. O filme foi o mais premiado da edição 2017 do Oscar.

 

 

Prêmios no Oscar 2017:
Vencedor:  “Melhor Atriz” (Emma Stone), “Melhor Trilha Sonora Original”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Diretor”, “Melhor Direação de Arte”.
Indicado: “Melhor Filme”, “Melhor Ator” (Ryan Gosling), “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Mixagem de Som”, “Melhor Figurino”, “Melhor Montagem”, “Melhor Edição de Som”