março 08 2019 0comment

10 mulheres que marcaram época na música

Para comemorar o dia da mulher, aqui vai uma seleção de 10 mulheres que marcaram época na história da música.

Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga é um ícone na música do Brasil e na história das mulheres brasileiras. Ela desafiou o machismo de sua época (viveu entre 1847 e 1935) e ajudou a consolidar o “chorinho” que hoje é um patrimônio cultural brasileiro.

 




Nina Simone

Quando o assunto é mulher revolucionária, não podemos deixar de falar de Nina Simone, a primeira mulher negra a fazer sucesso como pianista clássica nos Estados Unidos da década de 60. Com sua voz sublime, ela se tornou uma das cantoras mais importantes da história do jazz e um dos principais nomes da luta pelos direitos civis dos negros.

 



Janis Joplin

Janis é considerada a primeira mulher a fazer sucesso no rock na década de 60. Em um ambiente que era primordialmente masculino, ela marcou sua época, integrando o movimento hippie. Sua voz é impressionante.

 



Joan Jett e The Runaways

Joan Jett veio ao mundo para mostrar que rock é coisa de mulher sim! Sua banda The Runaways, na década de 70, foi a primeira banda só de mulheres a alcançar fama mundial.

 

 

 

Elza Soares

A história de vida de Elza Soares é marcada por perdas, dificuldade e lutas. Ela é um grande exemplo de resistência, tendo sido escolhida pela BBC como “a mulher do milênio”.

 



Rita Lee

Rita Lee é considerada a rainha do rock nacional. É um ícone até hoje da música nacional e marcou tanto a história do rock (como integrante da banda Os Mutantes), quanto a do pop em nosso país. Vendeu milhares de cópias de discos solos.

 




Cássia Eller

Uma das cantoras mais importantes da música nacional, misturou rock, com blues, com MPB, para criar um estilo próprio que virou referência para a nova geração. Cássia rompeu barreiras e quebrou tabus de sua época.

 




Elis Regina

Elis é considerada por muitos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Reconhecida internacionalmente gravou músicas dos principais compositores do país e marcou história no Brasil fazendo críticas ao regime militar.

 

 

Amy Winehouse

 

Amy revolucionou a cena do soul e blues dos anos 2000. Ela criou um jeito completamente próprio de cantar e não alterou seu estilo, mesmo quando as gravadoras falaram que não daria certo. E deu! Amy emplacou diversos sucessos, ganhou inúmeros prêmios e ficará marcada na história da música.

 

 


Lady Gaga

Lady Gaga se fez notar no começo da carreira pelos seus figurinos ousados, clipes inovadores e músicas diferentes. Porém ao longo de sua carreira ela foi mostrando que é muito mais do que apenas essa figura “diferentona” e que é uma excelente compositora e cantora de primeira.