novembro 09 2018 0comment

10 dicas matadoras para quem quer ter uma banda incrível

Ter uma banda incrível é o sonho de muita gente. Mas quem já tentou ou está tentando sabe que não é uma tarefa fácil. Porém algumas dicas básicas podem ajudar muito a sua banda dar um salto de qualidade. Não importa se você já tem uma banda, ou se quer começar uma, se quer ter uma banda profissional ou só uma por hobbie, essas dicas vão te ajudar em todos os casos. Então vamos lá! Confira as 10 dicas para você ter uma banda incrível:

 

1) Saiba escutar os outros instrumentos

Para tocar em conjunto não basta apenas saber tocar o seu instrumento. Você pode, por exemplo,  ser o melhor guitarrista do mundo, mas se não souber escutar o que os seus colegas estão tocando ao mesmo tempo que você, a sua performance na banda nunca será boa. Anotem aí: mais importante do que tocar bem é saber ouvir bem.

 

2) Tenha entrosamento com os músicos

Entrosamento é uma palavra-chave quando o assunto é banda.O entrosamento é conhecer muito bem os músicos com quem você está tocando, é saber quando o guitarrista vai fazer o solo, quando o baterista vai puxar a música mais rápido e até em que trecho da música o seu parceiro de banda vai errar. E isso é ótimo, pois você já está preparado para cada uma dessas coisas que acontecem. E quando você já sabe qual é o estilo dos músicos da sua banda e como eles tocam é muito mais fácil interagir com eles musicalmente. E para adquirir isso não tem outro jeito: é preciso tocar muito e por muito tempo com os mesmos colegas.

 

3) Respeite a vez do seu colega brilhar

Uma das principais razões que fazem com que bandas acabem, são as brigas de ego. É só pegar o exemplo da saída do Slash do Guns ‘n’ Roses, após briga com o Axl Rose, ou o fim do Pink Floyd depois do racha entre o Roger Waters e o David Glimour. Ou até mesmo os Beatles que terminaram depois de uma briga feia entre o John Lennon e o  Paul McCartney, o que os fãs não se conformam até hoje. Os exemplos são incontáveis. Por isso, essa dica é preciosa: respeite o momento do seu colega brilhar. Não é porque um músico é bom que o outro não pode ser. Tem espaço suficiente para todos brilharem em uma banda. Por isso, quando o guitarrista fizer aquele solo enorme no meio do show, aguenta firme que na próxima música o solo pode ser seu. Então não seja egoísta, respeite seus colegas e se perceber que algum deles está se achando muito “estrelinha”, reúna a banda e tenha uma conversa franca com ele. Um ambiente saudável é essencial para uma banda dar certo.

 

4) Saiba bem a função de cada instrumento

Essa dica pode parecer esquisita, mas é essencial. Cada instrumento tem uma função diferente na banda, que podem variar de música para música, mas que em geral se mantém as mesmas. A bateria tem como função manter o tempo da música. Já o baixo é responsável pelo groove e por tocar as notas mais graves da harmonia. A guitarra faz as levadas com os acordes e solos. A voz faz a melodia e o piano e teclado podem entrar como instrumento harmônico, responsável por fazer os acordes e manter a harmonia. E você deve estar se perguntando: porque uma banda precisa saber disso? Isso já não é óbvio? Então, na verdade não é, e muitas bandas confundem e misturam as funções dos instrumentos e a música fica estranha e nós nem entendemos o porquê. Um exemplo disso é quando a guitarra está fazendo os acordes e o piano também, no mesmo ritmo. Isso embola um pouco o som e não gera variedade. Por isso sempre pense em o que cada instrumento está fazendo em uma determinada música, para não repetir funções e deixar a música muito óbvia, repetitiva e embolada.

 

5) Andamento constante

Essa dica vai principalmente para os bateristas que, afinal,  são os responsáveis por manter o ritmo. O andamento da música precisa ser constante!!! É muito comum a banda começar a música em um tempo e terminar bem mais lento ou bem mais rápido do que começou, e isso não pode acontecer. Porém não podemos colocar sempre a culpa nos bateristas, não é?  Se qualquer um da banda correr ou atrasar na música, a tendência é que os outros instrumentos acompanhem o ritmo dessa pessoa. Além disso, mesmo que o baterista esteja alterando o tempo, a banda sempre pode dar um sinal, para que ele dê uma segurada ou aumente o andamento.

 

6) Estar com as músicas na mão

Estar com o repertório na mão é a melhor forma de você não ter problema na hora do show. A gente sabe que o nervosismo é comum na hora de uma apresentação e que na maioria das vezes a música não sai 100% como você tinha ensaiado. Mas essa questão pode ser minimizada se você estiver com a música “na mão”, ou seja, decorada e fixada na sua mente. Quanto mais você e sua banda tiverem treinado e se preparado melhor será a performance de vocês. Porque, se no ensaio vocês estão tocando a música nota 10, na hora do show, normalmente, ela vai sair nota 8. Agora se já no ensaio a música estiver nota 8, no show ela vai sair nota 6. Então só apresente aquelas músicas que ficaram muito boas nos ensaios. Não corra riscos.

 

7) Estude ANTES dos ensaios

Essa é uma das dicas mais importantes: o tempo de ensaio é precioso então não gaste ele para aprender a sua parte da música! Tire e estude a música antes de ensaiar, assim você economiza o tempo da sua banda. O tempo do ensaio é para a banda treinar a música juntos, e não para cada um aprender a tocar ela. Além disso, muitas bandas ensaiam em estúdios que são pagos por hora, então é muito ruim para os seus companheiros se você gastar o tempo e o dinheiro deles por não ter feito a “lição de casa”.

 

8) Instrumentos sempre bem cuidados

Outra coisa muito importante e que afeta tanto a hora do ensaio, quanto a hora da apresentação é o estado do seu instrumento musical. Guitarra com corda velha, baixo com o captador falhando, cabos com mal contato, amplificadores com muito ruído, tudo isso prejudica muito o som da sua banda. Por isso, cuide muito bem dos seus instrumentos e sempre faça a manutenção deles antes do seu ensaio ou show. E lembre-se, não deixe para trocar as cordas do seu instrumento muito em cima da hora para um show ou ensaio. A afinação das cordas novas caem muito depressa e você vai ter que parar toda a hora para afinar, e isso atrasa muito.

 

9) Leve a sério o que está fazendo

Tenha uma relação profissional com os seus companheiros de banda. Não importa se eles são seus melhores amigos, ou músicos que você acabou de conhecer. O comprometimento e a seriedade com a banda deve ser o mesmo. Não atrase nos ensaios, ou nos shows, aproveite ao máximo o tempo de ensaio e não gaste com brincadeiras e conversas, isso pode ser feito depois do ensaio, no bar da frente do estúdio. Mas isso não quer dizer que tocar em uma banda não pode ser uma atividade divertida, pelo contrário. E é aí que vem a última dica:

 

10) Não deixe de aproveitar os bons momentos

Se tocar em banda fosse ruim, não teríamos tantas bandas por aí, não é mesmo? Se você costuma frequentar muitos shows, com certeza já percebeu que no palco, a maioria dos músicos estão com a expressão de que estão gostando muito o que estão fazendo. E isso é porque tocar um instrumento musical já é uma atividade muito prazerosa, e tocar em grupo, ao lado de ótimos músicos, pode ser ainda melhor. Então é por isso que a última dica é: não deixe de aproveitar os bons momentos com a sua banda, seja quando vocês fizerem um bom ensaio, ou criarem uma música legal, ou conseguirem tocar um cover de uma música que vocês sempre quiseram e, principalmente, quando vocês estão no palco, fazendo o que adoram.

 

 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado, e que sua banda melhore ainda mais a partir de agora. E se você quiser ir ainda mais longe e contar com a ajuda de um profissional, a Artlivre conta com aulas de prática de banda. Nelas, um professor conduz a banda e os alunos conseguem aprender na prática, tudo isso que está no texto e muito mais. É uma ótima chance de conhecer músicos para você tocar e formar uma banda mais pra frente e também de ter contato e experiência com o palco, já que as bandas da Artlivre sempre se apresentam nas audições de final de semestre.
Se você tem interesse e quer saber mais informações e valores, escolha a unidade mais perto de você e entre em contato:

Unidade 1 – Chácara Santo Antônio: (11) 99183-1832
Unidade 2 – Alto da Boa Vista: (11) 97606-4152
Unidade 3 – Jd Marajoara: (11) 99274-3761