Whatsapp: (11) 99183-1832

Existem mais músicas que falam sobre o Rio de Janeiro ou sobre São Paulo? Se você respondeu o Rio, você errou feio! Mas não se preocupe, você não foi o único. Quando o tema é música brasileira, a maioria das pessoas pensa logo na capital carioca, na garota de Ipanema e nas bossas novas ensolaradas. Porém, a “terra da garoa”, mesmo sem ter tanta fama na música como o Rio, é a cidade mais cantada do Brasil. São mais de 3 mil canções sobre São Paulo, mas hoje reunimos apenas 15 músicas icônicas, que tem a cidade como tema. Confira aqui:

 

1)“Trem das Onze”  – Adoniran Barbosa

 

Adoniran Barbosa é um dos artistas mais icônicos de nossa cidade. Ele é o segundo artista que mais homenageou a “terra da garoa” em suas canções. São 24 músicas sobre São Paulo, incluindo as famosíssimas “Trem das Onze” e “Samba do Arnesto”.  Essa primeira, imortalizou para os paulistanos o bairro do Jaçanã, que hoje é conhecido até por quem nunca pisou lá.

 

 

2) “Sampa Midnight” – Itamar Assumpção

 

O único artista que ganha do Adoniran em número de músicas sobre a nossa cidade, é o Itamar Assumpção. São 25 músicas, apenas 1 a mais do que o segundo colocado. Seu terceiro disco, intitulado “Sampa Midnight”, traz diversas canções sobre a cidade. A mais famosa é a música que dá nome ao disco, que cita lugares muito conhecidos pelos paulistanos, como o vão do MASP, a Avenida Paulista, entre outros.

 

 

3) “As minas de Sampa”  – Rita Lee

 

Como já falou Caetano Veloso (na última música desta lista), Rita Lee é a “mais completa tradução” da cidade de São Paulo. A cantora, rainha do rock nacional, nasceu na cidade e sempre retratou a capital em suas músicas. Rita Lee é uma verdadeira mina de sampa!

 


4) “Rua Augusta” – Os Mutantes

 

Não foi só na sua carreira solo que Rita Lee cantou sobre São Paulo. Desde quando ela estava nos Mutantes, a cidade já era tema de suas canções, como é o caso de “Rua Augusta”.

 

 

5) “Modão de Pinheiros” – O Terno

 

Não são apenas músicas antigas que falam sobre a nossa cidade, e a banda “O Terno” está aqui para provar isso. Eles fazem parte de uma nova onda de artistas paulistas que vem se destacando no cenário independente e São Paulo marca presença nas suas composições. A música “Modão de Pinheiros”  fala sobre um romance bem paulistano. Na letra, a banda cita 11 ruas da cidade (principalmente do bairro de Pinheiros) e alguns outros lugares da metrópole.

 

 

6) “Não existe amor em SP” – Criolo

 

Seguindo na onda de músicas da nova geração de São Paulo, não podemos esquecer de “Não existe amor em SP” do rapper Criolo. A música de 2011 já é considerada um hino sobre a cidade. Tem muita gente que concorda com o título e também muita gente que discorda. Embora não dê para dizer se existe ou não amor em SP, essa canção do Criolo mostra que boa música, pelo menos, existe aqui. E se mantém viva!

 

 

7) “Punk da Periferia” – Gilberto Gil

 

Assim como Adoniran Barbosa imortalizou o bairro do Jaçanã em “Trem das Onze”, Gilberto Gil fez com o bairro da Freguesia do Ó em “Punk da Periferia”. Além disso, a música do Gil fala sobre um importantíssimo movimento musical da cidade de São Paulo, o punk rock.

 

 

8) “Pânico em SP” – Inocentes

 

Falando de punk rock, precisamos falar de Inocentes, uma das principais bandas do estilo no Brasil. Formada em São Paulo, nos anos 80, são representantes do punk paulistano e não deixam de falar da cidade em suas músicas. Um exemplo disso é “Pânico em SP”.

 



9) “Pobre Paulista” – IRA!

 

Outra banda que não podemos deixar de falar quando o assunto é punk em São Paulo é o IRA!. Assim como os Inocentes, eles não esquecem a cidade de onde vieram e também a retratam muito bem. Se liga nessa música, “Pobre Paulista”:

 

 

10) “Fim de Semana no Parque” – Racionais MCs

O punk rock não é o único movimento musical importante de São Paulo. O rap paulista também merece a devida atenção. Os Racionais MCs é um dos principais grupos que representam o rap da capital. Eles possuem um forte discurso, que fala sobre as injustiças sociais da cidade. Nesta música, “Fim de Semana no Parque”, por exemplo, eles narram a diferença de um fim de semana de um pobre e de um rico. Escuta aí!

 



11) “Na Zona Sul” – Sabotage

Mauro Mateus dos Santos Filho, é um filho de São Paulo, mais especificamente da periferia da cidade. Não reconheceu esse nome? É porque ele é mais conhecido por Sabotage, seu nome artístico. Agora você se ligou né? O rapper é conhecido em todo o Brasil e apesar da sua vida curta, conseguiu deixar muitas mensagens pelas suas músicas. E uma delas é sobre a crueldade e dificuldade da vida na “perifa” de São Paulo. Confira uma dessas músicas, “Na Zona Sul”.

 

 

12)”São São Paulo” – Tom Zé

Além de Gilberto Gil e Caetano Veloso, teve outro baiano que viveu e escreveu músicas sobre São Paulo: o Tom Zé. E não foi pouca coisa não, são 14 canções na sua carreira que falam sobre a cidade, sendo a mais famosa “São São Paulo”. É uma homenagem à metrópole, mas não deixa de ser uma crítica. É aquela relação de amor e ódio com a cidade, que acho que quase todo paulistano já sentiu. E é o que diz a letra: “Porém com todo defeito, te carrego no meu peito”. Escute aqui:

 

https://www.youtube.com/watch?v=T5GgLlHzIgw



13) “Amanhecendo” – Billy Blanco

Pelo nome você não deve ter reconhecido, mas se você escutar não tenho dúvidas que você conhece. “Amanhecendo” de Billy Blanco é uma música de 1974, que faz parte de um disco chamado “Sinfonia Paulista”. O álbum é uma homenagem à cidade e ao seu povo, mas não é por esse motivo que a faixa “Amanhecendo” é conhecida, e sim pelo seu refrão, que virou vinheta da Rádio Jovem Pan. “Vambora Vambora, Tá na hora, Vambora”; você já escutou isso né? Então chegou a hora de você conhecer a música inteira:

 



14) “São Paulo, São Paulo” – Premeditando o Breque

 

Seguindo em músicas que você já escutou mas não sabe o nome, temos “São Paulo, São Paulo” de Premê. Na onda de “New York, New York”, música icônica de Nova York, o Premê faz sua homenagem à São Paulo. Escuta aqui, você provavelmente já ouviu:

 

 

15) “Sampa” – Caetano Veloso

E a nossa última música da lista não podia deixar de ser esta. Apesar de não ter sido composta por um paulistano, “Sampa” é a canção mais icônica sobre São Paulo. Caetano Veloso eternizou a esquina da Ipiranga com a Av. São João e alguma coisa acontece no coração dos paulistas, toda vez que cruzam essa esquina.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ii2CKWHJQI8

 


BÔNUS:

“Cidade Com Nome de Santo” – Ogi

“Selva de pedra” – Edi Rock

“Sampa no Walkman” – Engenheiros do Hawaii

“Rapaziada do Brás” – Carlos Galhardo

“Paulicéia Desvairada” – Made in Brazil

“Lampião de Gás” – Inezita Barroso

“Augusta, Angélica, Consolação” – Tom Zé

 


Gostou? Achou que falta alguma música importante nessa lista? Então deixe nos comentários!

 

Fonte: https://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/conheca-e-ouca-12-musicas-que-retratam-sao-paulo/n1597594615316.html
https://bileskydiscos.com.br/blog/2017/01/25/24-musicas-para-entender-sao-sao-paulo/